Em 1997, o co-fundador Steve West era um estudante da Universidade de Auckland aprendendo a tocar baixo lateral. Steve queria desacelerar solos de baixo complicados sem alterar o tom. Frustrado com as ferramentas abaixo da média disponíveis na época, Steve decidiu escrever um algoritmo que fizesse exatamente isso. E assim, Serato Pitch in Time nasceu em 1999.
Em 2000, Steve e AJ Bertenshaw começaram a experimentar a ideia de controlar o áudio digital usando vinil. AJ tinha um protótipo funcional de software que permitia riscar o áudio de um CD com um mouse. Depois de um pouco de feedback, a Serato levou essa ideia mais longe e logo desenvolveu o Serato Noisemap ™: um tom de controle pressionado em discos de vinil para controlar a reprodução de áudio digital.
Serato também criou o Scratch Studio Edition durante o ano 2000. Este plug-in Pro Tools permitiu que engenheiros de estúdio, produtores e DJs fizessem scratch de qualquer amostra digital ou arquivo de som em seu computador usando seus toca-discos ou mouse existentes como controlador.
A Serato faz parceria com Rane para lançar o Serato Scratch Live em 2004 com a Rane SL1. DJs agora podem acessar e se apresentar com toda a sua coleção de música digital usando registros de controle, CDs de controle ou controladores MIDI especialmente projetados. Scratch Live revolucionou a indústria de DJs.
Embora o Serato Scratch Live tenha decolado, ainda havia problemas inerentes à sua configuração de DJ do dia a dia, como o declínio da qualidade dos toca-discos internos. A Serato passou a desenvolver um sistema de controlador compacto de DJ tudo-em-um, onde você poderia conectar e começar a discotecar diretamente da caixa.
Em janeiro de 2008, o Serato ITCH foi lançado com seu primeiro controlador de hardware compatível, o Vestax VCI-300.
A Serato lança seu primeiro software VJing, o Serato Video-SL em 2008 - logo se tornará o Serato Video.Agora os DJs tinham uma maneira simples e amigável de reproduzir arquivos de vídeo digital da mesma forma que fariam com suas coleções de música digital.
À medida que o DJing digital profissional crescia, também crescia a demanda por software de nível básico. Em setembro de 2011, nasceu o Serato Dj Intro.
Em 2008, a Serato lançou o Whitelabel.net: um sistema exclusivo para colocar lançamentos digitais apenas promocionais diretamente nas mãos dos DJs. Os arquivos foram codificados exclusivamente para uso no software Serato e estão disponíveis gratuitamente. Isso significava que os DJs podiam tocar faixas exclusivas instantes depois de baixá-las, trazendo um novo significado ao termo “Apenas para uso em clubes”. Whitelabel.net foi desativado em 2018.
Em 2013, a Serato lançou o Serato DJ- a evolução para o Serato Scratch Live e ITCH - em conjunto com o Pioneer DJ DDJ-SX. Este foi o primeiro passo do Serato para um software unificado em toda a gama de produtos e introduziu uma nova interface para os usuários do Serato.
2013 também viu a Serato lançar seu primeiro aplicativo oficial para iPad - Serato Remote - um acessório que permite aos DJs controlar certos recursos do Serato DJ sem tocar em um laptop.
Em 2016, a Serato aproveitou o poder do Pitch 'n Time para sua primeira incursão no mercado de consumo - o Serato Pyro. Um aplicativo iOS gratuito que mistura duas músicas, sem perder o ritmo.
Em 2017, o Serato completou o ciclo e voltou ao mundo diversificado da produção musical com o Serato Sample . Um plugin de amostragem de alta qualidade que permite aos produtores encontrar, cortar, esticar o tempo e mudar as teclas de suas amostras, mantendo o som de nível de estúdio. Tudo usando o poder do Pitch 'n Time.
Em 2018, os produtos carro-chefe da Serato, Serato DJ e Serato DJ Intro, tornaram-se Serato Dj Pro e Serato Dj Lite. Os DJs agora podem mixar duas faixas com apenas seu laptop, ter uma biblioteca de música ilimitada e uma interface nítida de alta resolução.
Junho de 2019 viu o lançamento do Serato Studio . Este software intuitivo de criação de batidas inclui funcionalidades de produção avançadas em um fluxo de trabalho familiar e amigável para DJs, para que você possa fazer a transição perfeita para a criação de batidas.
FONTE: https://serato.com/